5 Praias Para Praticar Esportes Aquáticos no Ceará

Se você está procurando praias para praticar esportes aquáticos no Ceará, dê uma olhada nessa pequena relação de praias, que tenho certeza vai lhe ajudar a escolher boas praias.

5 Praias Para Praticar Esportes Aquáticos

Vamos falar de pelo menos 5 praias que ficam no litoral oeste a partir de Fortaleza e são consideradas as melhores praias para praticar esportes aquáticos, mas existem muitas outras que também são muito boas, as principais são estas: Cumbuco, Paracuru, Guajiru, Icaraizinho de Amontada e Praia do Preá.

As 5 Melhores Praias Para Praticar Esportes Aquáticos no Ceará

Praias Para Praticar Esportes Aquáticos
Praias Para Praticar Esportes Aquáticos

Praia do Cumbuco

Praia-do-Cumbuco
Praia-do-Cumbuco

É a praia mais próxima de Fortaleza estando a 35 km. Está localizada no município de Caucaia. Cumbuco é uma praia com extensa faixa de areia orlada por coqueirais, dunas altíssimas e lagoas paradisíacas. Com o vento soprando forte e com velocidade constante, Cumbuco é uma das melhores praias para praticar esportes aquáticos, como surf e windsurf, por exemplo.

A praia possui ótima infraestrutura com bons hotéis, pousadas, restaurantes e muitas casas de veraneio que podem ser alugadas por temporada. Além de Cumbuco existem outras praias muito boas, além das sensacionais lagoas escondidas por traz das dunas gigantescas.

Praias de Paracuru

Paracuru é uma cidade de muitas praias. Algumas são consideradas ideias para o banho, outras são boas praias para praticar esportes aquáticos, como a Praia de Carnaubinha, chamada por muitos de Havaizinho, devido os ventos fortes proporcionarem ondas altas e constantes, principalmente de julho a janeiro.

Surf-em-Paracuru
Surf-em-Paracuru

Nessa época as ondas chegam a mais de 3 metros de altura. Tem o formato de meia-lua. Além de Havaizinho, tem ainda, as praias da Pedra do Meio, Ronco do Mar, Boca do Poço, todas muito boas praias para praticar esportes náuticos. Fora essas praias, existem também outras com recifes de coral que formam piscinas naturais na maré baixa, outras com pequenas ilhas formadas por bancos de areia, manguezais e tudo cercado de tranquilidade em harmonia com a exuberância da natureza.

As praias de Paracuru estão muito bem estruturadas para receber os visitantes, com ótimos hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia que oferecem um variado cardápio a base de peixes e frutos do mar.

Praia do Guajiru ou Ilha do Guajiru

Ilha de Guajiru
Ilha do Guajiru

Guajiru fica na cidade de Itarema a aproximadamente 150 km de Fortaleza. Guajiru ou Ilha do Guajiru como também é chamada, é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar Kitesurf, fato que atraiu muitos visitantes estrangeiros e que gostaram tanto desse paraíso tropical, que muitos fixaram residência no local e deram-lhe o título de Cancún Cearense, devidos sua semelhança a Cancún original (mexicana).Seu visual é realmente paradisíaco, com muitos barcos e jangadas ancorados na praia de areias claras, mar de águas de cor verde-esmeralda e transparente que dá para ver pequenos peixes nadando, diversas dunas, mangues e coqueiral.

O vento soprando forte quase durante o ano todo, principalmente de julho a janeiro, transformou Guajiru numa das melhores praias para praticar esportes aquáticos do mundo, principalmente o kitesurf.

Praia com ótima infraestrutura, dispondo de muitas barracas onde a culinária local apresenta pratos a base de peixes, caranguejo, camarão, lagosta e frutos do mar. São tantas delícias que a gente fica com água na boca.

Praia de Icaraí de Amontada ou Icaraizinho

Kitesurf em Icaraizinho
Kitesurf em Icaraizinho

Essa praia fica no município de Amontada, distante 220 km de Fortaleza. Até um tempo atrás, essa praia era praticamente desconhecida pela maioria das pessoas, a não ser pelos moradores locais.

É um lugar pacato, ideal para quem gosta de curtir a natureza longe da badalação. Praia com grande enseada, muitas piscinas naturais, dunas, lagoas e vasto coqueiral.

Possui excelentes pousadas com bangalôs que dão vista para o mar, de onde se assiste um belíssimo por do sol tendo ao fundo a enseada e o vasto coqueiral. Paisagem que parece um cartão postal. Também é uma das boas praias para praticar esportes aquáticos.

Seu mar de águas agitadas na cor verde-esmeralda, sua praia com 24 km de extensão e o vento soprando forte, atraiu a atenção dos praticantes de kitesurf e windsurf do Brasil e do mundo todo. Atualmente o céu de Icaraizinho parece uma aquarela multicolorida pelas centenas de velas dos kitesurf em suas acrobacias radicais. É um espetáculo visual emocionante.

Sua vila de pescadores ainda conserva as características originais, sua rusticidade e primitivismo. São pessoas simples e humildes, mas muito gentis e hospitaleiras.

Praia do Preá

Na praia do Preá a impressão logo que se chega é de que o tempo lá parou. É um lugar tão rústico e primitivo que você tem realmente essa impressão. Lá não existe badalação noturna como em outras praias. Quando se contempla a imensidão daquela praia com seus coqueirais, dunas, lagoas e mangues, tem-se a sensação de ter chegado a um pequeno paraíso perdido no tempo. A natureza reina em sua perfeita harmonia, exibindo exuberância e beleza pura. Lá não existe lugar para preocupação e estresse. Tudo é paz e sossego.

Kitesurf na Praia do Preá
Kitesurf na Praia do Preá

Até 1998, a praia do Preá era quase desconhecida, mas depois que os kitesurfistas a descobriram, por causa dos ventos fortes e constantes, ela ficou famosa, sendo considerada por muitos, um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurf, bem como de outros esportes à vela. Atualmente é um lugar muito frequentado por gente de várias partes do Brasil e do mundo em busca de ventos fortes.

Em determinadas épocas do ano a velocidade do vento chega entre 30 a 40 knots e as ondas chegam a 2 metros de altura.

A praia do Preá tornou-se referência mundial para a prática do kitesurf, que anualmente campeonatos amadores e até profissionais acontecem em suas águas.

O lugar ficou tão conhecido que existem várias escolas ensinando o esporte. Mais uma das melhores praias para praticar esportes aquáticos no Ceará.

Essa praia fica no município de Cruz, a aproximadamente 280 km de Fortaleza e a 12 km de Jericoacoara.

Para chegar nessas praias basta seguir pela rodovia do Sol Ponte ou CE-085.

2 Comments

Deixe um comentário