4 Pontos Turísticos em Fortaleza Para Curtir Nas Férias

Não apenas na capital, mas em todo o estado do Ceará você encontra pontos turísticos incríveis. Dá para fazer passeios sozinho, com amigos, com a família e descobrir lindos lugares para todos os gostos e bolsos.

Nós preparamos esse post pensando em deixar as suas férias pela capital e proximidades ainda mais atrativa. Destacamos aqueles que consideramos os quatro melhores pontos turísticos em Fortaleza e que são passeios imperdíveis para qualquer turista, principalmente viajando com as crianças.

Veja quais são os Pontos Turísticos

  • Engenhoca Parque

  • Casa de José de Alencar

  • Museu da Cachaça

  • Museu do Ceará

1 – Engenhoca Parque

pontos turísticos
Fachada do Engenhoca Parque

Se você está viajando com crianças, será impossível não tirar um dia para conhecer o Engenhoca Parque. Este é um dos pontos turísticos que é a sensação para a criançada, contando com um espaço ecoeducativo, repleto de atrações para todas as idades.

O parque fica na cidade de Aquiraz, muito perto de Fortaleza e dá para ir e voltar no mesmo dia sem dificuldades.

engenhoca-parque-ecoeducativo
Tirolesa no Engenhoca Parque

Entre as atividades que dá para fazer por lá, destacamos: tirolesa, passeio de caiaque, arvorismo, bola d’água, pedalinho e muito mais. Todo o parque foi projetado em um ambiente com muito verde onde dá para curtir rios, praias e manguezais.

A atração principal do Engenhoca Parque fica por conta da Fazendinha, onde é permitido cuidar de alguns animais como carneiros, cavalos, porcos, entre outros.

2 – Casa de José de Alencar

casa-de-jose-de-alencar
Casa de José de Alencar

Outro ponto turístico bastante interessante é a Casa de José de Alencar. Já imaginou poder ver de perto tudo o que pertenceu à um dos maiores romancistas brasileiros?

O escritor José de Alencar nasceu no Ceará e viveu por aqui até o início de sua vida adulta, quando se mudou para o Rio de Janeiro. A casa onde ele morou com sua família está localizada em um sítio na cidade de Fortaleza, nas proximidades da avenida Washington Soares.

Interior da casa de jose de alencar
Casa de José de Alencar- interior

Em 1965 a Universidade Federal do Ceará ganhou o direito de transformar esse espaço em um pequeno museu e mantê-lo aberto para visitação pública. Estando aqui é possível conhecer um pouco mais sobre a vida do escritor, sobre a história do Ceará e também sobre a cultura e literatura do estado.

Todas as visitas são guiadas e o passeio é totalmente gratuito! Não dá para excluir da sua lista de pontos turísticos!

3 – Museu da Cachaça

Esse foi um dos primeiros pontos turísticos que lembramos ao criar essa lista: O Museu da Cachaça.

museu-da-cachaca
Entrada do Museu da Cachaça

O Museu da Cachaça é um dos locais mais incríveis para se visitar enquanto você estiver de férias pelo Ceará. O lugar foi uma antiga fazenda, onde funcionava um engenho de cana-de-açúcar e, posteriormente, a indústria de aguardente Ypioca o comprou e transformou no museu.

Todos os traços coloniais do antigo casarão foram mantidos, assim como itens pertencentes aos senhores de engenho que viviam por lá.

Além desses artefatos, há o maior tonel do mundo com capacidade de armazenar mais de 20 mil litros de cachaça e de onde parte da cachaça servida aos visitantes é retirada.

Maior tonel de cachaça do mundo
Maior tonel de cachaça do mundo

O Museu da Cachaça fica na cidade de Maranguape, cerca de 30 quilômetros de Fortaleza. Também é um passeio onde você pode fazer em um dia, porém este precisa pagar entrada para visitar e degustar as iguarias em seu interior, mas vale a pena conhecer.

4 – Museu do Ceará

Fachada do Museu do Ceará
Fachada do Museu do Ceará

Até a década de 30 não existia um museu onde fosse possível conhecer sobre a história do Ceará. O antigo prédio da Assembleia Legislativa foi tombado pelo Instituto Histórico do Ceará e transformado no Museu do Ceará, cujo acervo conta com peças de heranças indígenas, fotográficas, arqueológicas, mobiliárias e muito mais!

museu-do-ceara- interior
Museu do Ceará (Interior)

Sua localização é na Rua São Paulo, 51 no centro de Fortaleza, próximo a outros pontos turísticos bastante interessantes, como a Praça do Ferreira, a Catedral Metropolitana, o Teatro José de Alencar, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, entre outros.

A visita pode ser feita diariamente e a entrada é Grátis!

Saiba mais sobre outros pontos turísticos na capital Fortaleza!

Nota: Este artigo é guest post do Paulo Almeida do blog Praias de Fortaleza.

2 Comments

Deixe um comentário